Como se preparar para questões discursivas em concursos - Concurso Certo

Como se preparar para questões discursivas em concursos

Aprenda neste guia como responder corretamente às questões discursivas de concursos

Você não precisa temer as questões discursivas em concursos, porque existem estratégias e técnicas para a sua preparação que fazem toda a diferença. Basicamente, são métodos que você pode usar para responder às provas de caráter discursivo com mais qualidade e confiança. 

No geral, essas informações são válidas para diversos exames, desde as questões do Concurso do INSS até questões do concurso do Banco do Brasil ou as questões discursivas dos Juizados Federais. Portanto, não depende do nível de avaliação e nem da banca organizadora, mas sim da forma com que você responderá a essas perguntas.

Quais são os tipos de questões discursivas em concursos?

No geral, existem três formatos de questões discursivas nos concursos públicos: 

1. Redação

Nessa etapa, os candidatos precisam elaborar um texto discursivo argumentativo sobre o tema proposto pela banca. Ou seja, devem escrever um texto corrido que apresente argumentos, dados e propostas conclusivas dentro do limite previsto nessa etapa. 

Leia também: Guia de recursos gratuitos para estudar para concursos

Comumente, a redação discorre sobre questões de atualidade. Em uma das edições do certame, essa parte das questões discursivas do concurso do MP teve os seguintes temas:

  • O aumento contínuo da expectativa de vida dos brasileiros e o papel do Ministério Público
  • O papel da imprensa e do Ministério Público no combate às notícias falsas
  • Lei da Ficha Limpa: um dos pilares do combate à corrupção ou legado de “candidatos laranja”?

2. Questões discursivas

É comum que esse tipo de questão surja como perguntas diretas. Neste caso, trata dos conhecimentos específicos necessários para atuar no cargo. 

Diferente da redação, que possui uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, o foco das questões discursivas é outro. Ao respondê-las, os candidatos precisam fundamentar seus argumentos de forma clara, concisa e direta em relação à pergunta.

Não à toa, o espaço de resposta para essas questões é reduzido. Isso porque um dos pontos observados é justamente a capacidade de síntese. 

Como se preparar para questões discursivas em concursosImagem: Reprodução/Pexels

3. Peça prática profissional

Outra etapa avaliativa comum aos concursos é a prova de peça prática profissional. Nesse ponto, se trata de uma avaliação técnica onde o concurseiro precisa demonstrar tanto o domínio do conteúdo quanto a habilidade de redigir uma peça processual.

Por ter essa característica, é uma avaliação discursiva mais comum no exame da OAB e concursos da Ordem. Geralmente, consiste em quatro dissertações distintas onde o candidato mostra sua capacidade de exercer a atividade de advocacia. 

Em específico, o candidato pode escolher entre seis áreas distintas do Direito para escrever. No entanto, precisa demonstrar domínio na parte material e processual de maneira equilibrada. 

Como se preparar para responder esse tipo de questão?

Antes de mais nada, as questões discursivas são previstas e explicadas logo no edital de abertura do certame. Na parte do documento que refere-se às subseções reservadas para as etapas da avaliação, pode-se localizar mais informações sobre como serão feitas as perguntas. 

Além disso, é nessa parte do edital que estão localizados os critérios específicos de correção previstos pela banca organizadora. Para entender melhor, considere o exemplo das questões discursivas do concurso da Receita Federal, realizado em 2022. 

Em específico, essas informações estavam na seção “9.7 DA PROVA DISCURSIVA” do edital, que como costuma aparecer nos documentos de abertura do certame. De acordo com o edital de abertura, a prova discursiva tem a seguinte organização: 

  • Auditor-Fiscal: a prova discursiva possui 2 questões discursivas, valendo 30 pontos cada. Baseadas no conteúdo programático de conhecimentos específicos para o cargo
  • Analista-Tributário: a prova discursiva possui 1 questão discursiva, valendo 30 pontos. Também baseada no conteúdo programático de conhecimentos específicos para o cargo

Logo abaixo, já estavam previstos outros critérios importantes para a realização da prova discursiva. Entre os critérios estava a maneira com que as questões devem ser manuscritas, onde devem ser transcritos, quais são os pontos avaliados pela banca e outros detalhes importantes.

Isso inclui quais são os parâmetros pela qual seriam atribuídas a nota zero às questões discursivas e o tratamento do candidato em relação à folha de respostas. Portanto, a leitura do edital e a atenção especial com a parte discursiva é indispensável na preparação para responder essas questões. 

Mulher lendoImagem: Reprodução/Pexels

Como estudar para as questões discursivas?

Conte com o apoio de plataformas especializadas nesse tipo de preparação, treinando com o apoio das questões da Aprova Concursos ou questões discursivas do QConcursos. Por meio desses serviços você pode estudar a parte teórica do conteúdo programático e ainda praticar.

A melhor parte é que os planos de assinatura desses cursos preparatórios para concurseiros também entregam as questões discursivas comentadas em PDF. Ou então dentro da própria página de simulado, por meio de uma Inteligência Artificial programada.

Assim você consegue observar as suas inconsistências, erros de argumentação e pontos para melhorar. Consequentemente, pode aperfeiçoar as suas respostas nos próximos ciclos de exercícios e se concentra nas disciplinas que estão em falta. 

E aí, gostou desse guia sobre questões discursivas em concursos?

Não foque somente nos conhecimentos gerais, porque os conhecimentos específicos e a prova discursiva afetam muito a sua nota final no concurso. Por isso, equilibre os estudos teóricos com a prática de simulados para estar preparado no dia do exame. 

Compartilhar:

Foto do autor

Cecilia Fernandes

Jornalista e Produtora Audiovisual com especialização em Conteúdo e Storytelling. Candanga de nascença, goiana de criação.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

concursos SP 2024

Concursos SP: seleções previstas, autorizadas ou com banca!

Você sabia que os concursos SP são excelentes opções para quem deseja se tornar servidor público? Não é para menos, afinal, São Paulo é o estado com a maior economia do país e possui ...
Continue lendo →
Concursos Bancários: as previsões para os próximos meses!

Concursos Bancários: as previsões para os próximos meses!

Os concursos bancários são uma excelente oportunidade de se inserir na área pública e em profissões estáveis, sem contar os bons salários e o plano de carreira incluído. Neste ano, diversos editais estão abertos ...
Continue lendo →
Concurso Correios em 2024

Concurso Correios 2024: Veja as principais informações

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos confirmou um novo concurso público com expectativa de abertura de dois editais ainda em 2024. Segundo a comissão formada, este certame compreenderá cargos de nível médio e ...
Continue lendo →