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O gerenciamento do tempo de estudos é o principal aliado dos concurseiros na etapa de preparação. Neste sentido, aprender como gerenciar o tempo de estudar é fundamental para alcançar bons resultados nas provas.
Por meio dessas dicas, você será capaz de organizar melhor o seu cronograma de aprendizagem, otimizando o conteúdo programático dentro da rotina. Assim, poderá se concentrar melhor e fazer com que as demandas caibam no seu dia. Aprenda a seguir como estudar de forma eficiente e inteligente.
Como estudar de forma inteligente?
1. Saiba o que você vai estudar
Em primeiro lugar, é importante que você tenha noção do que precisa estudar para conseguir criar uma organização eficiente ao longo dos dias. Neste contexto, o passo mais importante para iniciar é acessar o edital e entender como funcionará a prova.
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No documento, além de ter todas as informações sobre o processo seletivo, etapas, requisitos e critérios avaliativos, você também encontra o conteúdo programático. Basicamente, é onde estão organizados os conhecimentos e disciplinas que serão cobradas na prova.
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A partir dessa informação, você começa a aprender como estudar propriamente porque sabe no que precisa se concentrar. Assim, o gerenciamento de tempo fica mais eficiente, visto que você tem um direcionamento.
2. Crie uma rotina de estudos
Agora que você sabe o que precisa estudar, organize o seu cronograma diário, semanal e mensal com base no conteúdo programático. Crie blocos para o seu dia e preencha com as disciplinas que precisa estudar. Essa é uma das melhores dicas para gerenciar o tempo de estudar.
Porém, não esqueça de incluir ciclos de revisão e realização de exercícios práticos com simulados. Nesse processo, também precisam haver momentos de descanso, pausas para refeições e exercícios físicos.
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Por meio desse equilíbrio, você consegue ter uma noção melhor do seu dia para gerenciar o tempo. Consequentemente, aprende como estudar mais de forma eficiente, sem tentar abraçar o mundo.
Imagem: Reprodução/Pexels
3. Utilize técnicas de gerenciamento de tempo
As técnicas de gerenciamento de tempo são excelentes aliadas para quem deseja ir além do movimento pessoal e otimizar os estudos com o apoio de ferramentas. São várias técnicas que você pode usar, aqui estão alguns exemplos:
- timer de estudos Método Pomodoro
- timer de estudos online
- rastreador de tempo de estudos
- calculador de tempo de estudos
No geral, pode-se encontrar esses recursos em aplicativos especializados, disponíveis para Android e iOS, ou então em sites que são construídos com foco nessas técnicas. Assim, você pode aplicá-las nos seus períodos de estudo e descobrir qual tem o melhor resultado.
4. Não fique limitado à teoria
Outra dica para gerenciar o tempo de estudo é ir além da teoria e realizar exercícios. Isso porque é uma maneira mais rápida de estudar, aprender e revisar o conteúdo sem ficar limitado aos vídeos e livros.
Experimente estudar uma disciplina realizando simulados, testes rápidos ou quizzes, acessando provas antigas ou até com aplicativos de perguntas e respostas. Além de criar mais dinamismo à sua aprendizagem, você aprende a otimizar seu tempo de prova e treina para o grande dia.
No mais, realizar esse procedimento te mostra quais são as disciplinas que precisam mais da sua atenção. A partir das dificuldades que surgirem enquanto você responde as questões, é possível reorganizar as prioridades nos estudos.
Imagem: Reprodução/Pexels
5. Estabeleça metas
Para você ter perspectiva do seu rendimento e quanto tempo está gastando em cada atividade, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Por exemplo:
- Meta de curto prazo: estudar diariamente 3 disciplinas diferentes;
- Meta de médio prazo: realizar semanalmente 3 simulados;
- Meta de longo prazo: revisar mensalmente uma disciplina completa do conteúdo programático.
A partir dessas metas, você consegue se manter motivado para estudar todos os dias e consegue monitorar o seu aproveitamento. Com isso, identifica os pontos de melhoria, organiza melhor suas demandas e trabalha com uma perspectiva mais ampla de onde quer chegar.
6. Divida as tarefas em pequenas atividades
Um dos maiores inimigos do gerenciamento de tempo é a procrastinação e a desmotivação. Grande parte desse processo decorre do volume e tamanho das tarefas que precisam ser desempenhadas diretamente.
Como consequência, várias horas do dia são perdidas enquanto se tenta realizar tudo simultaneamente. Portanto, para combater esse mal, divida suas grandes tarefas em pequenas atividades.
Por exemplo, se você precisa estudar sobre Legislação Trabalhista e são 12 módulos de conteúdo, modifique o seu planejamento para estudar 3 capítulos por dia. Assim, em apenas 4 dias você terá concluído essa matéria.
Tudo isso gradativamente, sem tentar aprender tudo de uma vez e perder a motivação porque não deu certo.
Novas aplicações à gestão do tempo de estudo:
- Técnica de Pomodoro otimizada: Pesquisas recentes indicam que intervalos curtos de descanso entre sessões intensas de estudo (25-30 minutos) ajudam a consolidar informações e melhorar a retenção de longo prazo, ajustando a técnica de Pomodoro para ciclos de atenção mais personalizados.
- Aprendizagem espaçada potencializa a memória: Estudos revelam que distribuir o estudo ao longo de dias ou semanas, em vez de concentrar o conteúdo em uma única sessão, melhora significativamente a memorização e a compreensão profunda do conteúdo.
- Sono como ferramenta de aprendizado: A neurociência confirma que o sono adequado fortalece a consolidação da memória. Dormir após períodos de estudo facilita a retenção de informações complexas.
- Exercícios físicos ajudam na neuroplasticidade: Atividades físicas regulares foram associadas ao aumento da capacidade cognitiva e ao desenvolvimento da neuroplasticidade, permitindo que o cérebro se adapte e aprenda mais rápido.
- Estudo em blocos e mudanças de contexto: Alternar entre diferentes matérias ou tópicos em intervalos de tempo regulares, em vez de se concentrar em uma única área por longos períodos, ajuda a evitar a fadiga mental e facilita a formação de novas conexões neurais.
- Autoconsciência cognitiva: O entendimento dos próprios picos de produtividade, como horários em que o cérebro está mais ativo (geralmente de manhã para muitos), permite otimizar o tempo de estudo para esses períodos, aproveitando a máxima capacidade cognitiva.
E aí, gostou dessas dicas para gerenciar o tempo de estudar?
Com essas dicas, você passa a aproveitar melhor as horas disponíveis para estudar, e ainda equilibra a aprendizagem com outras atividades essenciais. Comece a implementar aos poucos na sua rotina e faça adaptações que se adequem às suas particularidades.