Anúncios
A redação é uma das etapas mais comuns nas provas discursivas de concursos públicos, mas apavora diversos candidatos. No entanto, existem dicas para escrever uma redação nota 10 em concursos que podem mudar essa mentalidade na prática.
No geral, a redação é utilizada pela banca organizadora para avaliar diversos critérios sobre o candidato. Desde a capacidade de interpretação até a noção de conhecimentos específicos, é fundamental construir bem a sua argumentação. Saiba mais informações a seguir:
Dicas para escrever uma boa redação em concursos
1. Conheça o formato da prova de redação
A redação oficial para concursos é feita em três formatos, sendo eles:
- Texto dissertativo-argumentativo: neste formato, o autor apresenta um ponto de vista por meio de argumentos, apresentando uma tese, desenvolvendo argumentos que comprovem essa tese e uma conclusão em síntese ou com uma proposta de intervenção
- Texto dissertativo-expositivo: neste formato, o autor transmite ideias, explanando sobre um tema, apresentando informações e descrevendo nuances para que o leitor entenda o assunto proposto
- Estudo de caso: mais comum em provas de carreiras jurídicas e na área de segurança pública, o candidato precisa elaborar uma resposta fundamentada em leis específicas
2. Entenda quais são os temas mais comuns
No geral, a redação de concursos pode ter um tema definido, caso a banca organizadora selecione um previamente, ou então adote o trabalho com tema livre. Neste caso, é o candidato que escolhe sobre o que irá escrever.
Leia também: Cursos gratuitos para o concurso da Caixa Econômica Federal
Anúncios
A dica para o tema livre é sempre selecionar um assunto que você domine, consiga escrever com qualidade e conforto. No entanto, fuja de temas polêmicos porque é sempre mais interessante para a sua avaliação que você aborde questões da atualidade com equilíbrio.
Isso porque os temas mais comuns que as bancas organizadoras selecionam para as provas estão associados com discussões da atualidade. Confira alguns exemplos:
- Tema da redação do concurso para professor da Fundação Vunesp de 2018: O voto deveria ser facultativo no Brasil?
- Possíveis temas para a redação de concurso da PM de São Paulo: O uso e aplicação das tecnologias para o combate à criminalidade
- Tema da redação do concurso do Banco do Brasil de 2023: Indústria da desinformação – nova forma de resistência
Imagem: Reprodução/Pexels
Anúncios
3. Estude os princípios mais importantes dessa prova
Mesmo que o formato do texto e o tema varie, é importante que os concurseiros estudem os pontos comuns que são avaliados por toda banca organizadora. Neste processo, é importante se familiarizar com:
- Regras do formato textual
- Nuances do tema
- Linguagem clara seguindo a norma culta da Língua Portuguesa
- Coesão e coerência na construção dos argumentos
- Argumentação sólida com dados, referências e pesquisas de interesse público
- Respeito às normas gramaticais
- Vocabulário diverso
Crie no seu cronograma de estudos um espaço para estudar Gramática e Redação. No mais, foque em aprender desde as regras até como escrever com argumentos bem estruturados.
4. Coloque em prática
Para trabalhar essas questões apresentadas anteriormente, a melhor dica é praticar produzindo redações. Crie textos sempre com base nos possíveis temas do seu concurso, observando o que os professores estão apontando nas aulas e grupos de alunos.
Assista aulas de redação dentro da sua rotina e complemente com a realização de duas ou mais textos por semana. Depois, envie para um professor ou tutor corrigir, buscando aperfeiçoar sua escrita com base nos apontamentos realizados pelo profissional.
5. Prepare a sua argumentação
O processo de preparar a sua argumentação está pautado nas pesquisas que fizer. É possível complementar essa preparação com uma leitura extensiva e que atenda diferentes propósitos.
Você pode ler livros diversos que enriqueçam o seu vocabulário, jornais impressos para se atualizar das informações recentes e artigos online para construir a sua opinião sobre os temas da atualidade.
Na sua rotina de estudos, inclua momentos para recolher referências. Pratique ler as notícias, pesquisar citações conhecidas, assistir documentários ou palestras e acessar informações sobre as pesquisas mais recentes.
Imagem: Reprodução/Pexels
6. Analise redações nota 10
Estudar com base nos exemplos de redação de concursos é um caminho interessante para construir a sua metodologia e modelo de escrita. Portanto, procure na internet as redações com notas máximas das edições anteriores deste certame e se informe.
Em alguns casos, pode-se encontrar redações de concursos corrigidos também, com apontamentos de professores e especialistas. A partir desse estudo mais estratégico, você identifica quais são os erros mais comuns e acertos que pode adotar na sua redação discursiva em concursos.
Além disso, essa estratégia te auxilia a se acostumar com o formato da prova, a linguagem utilizada pela banca organizadora e pelos candidatos nos textos, mas também com os tipos de temas cobrados. Com a experiência prévia de outros candidatos, fica mais fácil entender o que será avaliado no seu texto.
Outros Benefícios de Aprender a Escrever Bem
E aí, gostou dessas dicas de redação em concursos?
A redação em concurso não precisa ser um vilão do seu desempenho, porque você pode criar estratégias próprias para redigir esse texto discursivo. Comece a praticar com essas dicas ainda hoje e acompanhe a sua evolução até o dia da prova.