Anúncios
Em primeiro lugar, todas as informações sobre concursos públicos estão concentradas em um documento chamado edital. Para entender como decifrar informações em editais de concursos é preciso conhecer esse formato de texto e sua organização.
No geral, a leitura atenta e compreensão desses dados deve ser o primeiro passo do candidato que está buscando aprovação. Não saber como funciona a prova e seus procedimentos afeta todo o processo de preparação e estudos. Saiba mais informações a seguir.
Como funciona o edital de concursos públicos?
A princípio, o edital de abertura é o que oficializa a realização do processo seletivo daquele concurso público. Portanto, exerce uma função dupla de convocar candidatos e apresentar todas as regras e detalhes do exame.
Leia também: Cursos gratuitos para o concurso da Caixa Econômica Federal
A partir do momento que o certame é autorizado, forma-se a chamada Comissão Organizadora, que dentre as diversas funções está a produção e publicação do edital. Por via de regra, as informações do edital contemplam desde os aspectos mais básicos até os mais detalhados.
Anúncios
Confira o que você pode encontrar no edital:
- Etapas e fases do concurso
- Descrição do cargo
- Remuneração
- Jornada de trabalho
- Áreas de atuação
- Requisitos básicos para assumir o cargo
- Reserva de vagas e procedimentos
- Taxa de inscrição
- Como fazer a inscrição
- Data e local da realização da prova
- Descrição das provas
- Critérios de avaliação
- Conteúdo programático
- Documentos necessários para participação
- Apresentação de resultados
- Procedimentos da seleção
Além dessas informações principais, os candidatos podem encontrar mais detalhes sobre processos como atendimento especial, solicitação de isenção, critérios de desempate e outros aspectos. Comumente, o edital é dividido com itens e subitens que explicam detalhadamente todos os procedimentos que envolvem a seleção.
Imagem: Reprodução/Pexels
Como encontrar informações úteis sobre concursos?
1. Não conte somente com os resumos
Muitos candidatos cometem o erro de procurar na internet por resumos das informações mais importantes do certame que irão participar, por preguiça ou pressa. A consequência disso é a reprovação ou desclassificação no exame, mesmo com toda preparação e estudo.
Anúncios
A reprovação ou desclassificação nesses casos acontecem porque o candidato não leu o edital e deixou passar algum procedimento obrigatório. Esses resumos são interessantes para ser mais objetivo em relação às informações principais, mas não substituem a leitura do edital.
2. Leia o edital
A primeira dica para aprender como decifrar informações em editais de concurso é ler o documento. Os editais são arquivos grandes, com mais de 30 páginas em sua maioria. Porém, é nesse espaço que você encontra todos os detalhes sobre o processo seletivo.
Desse modo, o primeiro passo para a sua preparação é ler o edital. Aliás, a leitura e estudo desse documento devem fazer parte da sua rotina de estudos, pois assim você não fica em dúvida sobre nada do que vai acontecer.
3. Faça a leitura por partes
Uma das melhores dicas para decifrar informações nos editais de concursos é realizar uma leitura fragmentada. Tentar aprender todas as informações de uma vez é contraprodutivo, ainda que uma primeira leitura completa seja indispensável.
Para decifrar as informações nesse arquivo, faça a leitura por seções. Por exemplo, comece pelas disposições preliminares e descrição do cargo, o que já corresponde a 12% das partes com a qual o documento é organizado.
Imagem: Reprodução/Pexels
4. Anote o que é mais importante
Existem informações no edital que não necessariamente serão utilizadas por você, como os procedimentos de atendimento especial, por exemplo. Por outro lado, alguns dados são fundamentais para que você tenha um bom desempenho, principalmente o cronograma e o conteúdo programático.
Durante a leitura, marque o que é mais importante e anote em um papel separado. Você pode colocar esses dados na sua área de estudos para ficar sempre de olho ou usar outros recursos, como criar alertas na sua agenda digital para não perder os prazos.
5. Releia com frequência
Você, definitivamente, não vai decorar o edital inteiro na primeira leitura, tanto pelo volume de informações quanto pelo tamanho do arquivo. A partir de uma leitura inicial você consegue entender os pontos mais importantes, mas precisa retornar a esse documento ao longo da preparação.
Essa é uma das dicas de concursos mais importantes. Sendo assim, entenda que é o edital que responde todas as suas dúvidas e dificuldades que possam surgir no processo seletivo. Inclusive as questões que podem afetar a sua preparação ou o desempenho durante a prova.
6. Faça pesquisas no próprio documento
Ainda que seja possível enviar um e-mail solicitando suporte e atendimento para a banca organizadora, esse processo toma um tempo precioso da sua rotina de estudos. Como citado anteriormente, a releitura te ajuda a encontrar o que precisa no edital.
Para facilitar esse processo, você pode pesquisar por palavras-chave ou seções específicas do documento com a ajuda dos aplicativos de leitura ou até mesmo seu navegador. Assim, não será necessário reler todas as dezenas de páginas sempre que tiver uma dúvida.
Algumas vantagens de passar em concurso público:
E aí, aprendeu como decifrar informações nos editais de concursos?
Não tenha medo do edital, porque esse documento foi criado para auxiliar os candidatos a entenderem as provas que vão realizar. Mantenha as informações em mente e consulte-as regularmente, seja quando for estudar ou nos dias mais próximos ao exame.